Olá galerinha!
![]() |
Ilustração criada pelo ChatGPT.com |
Faremos uma bate papo...
1 - QUAL SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA?
Sou formada em Letras (INGLÊS/PORTUGUÊS) E PEDAGOGIA.
2 - QUAL SEU AUTOR PREFERIDO?
AMO FALAR SOBRE ISSO PORQUE MEU PRIMEIRO AMOR SEMPRE FOI E SERÁ MEU PAI QUE, POR MAL SABER LER E ESCREVER INVENTAVA HISTÓRIAS PARA MIM, CONTUDO, MINHA MÃE LIA E CONTAVA OS MAIS TRADICIONAIS CONTOS DE FADAS (COMO UMA HISTÓRIA QUE EU PERSIGO HÁ ANOS). MAS NA FACULDADE EU REALMENTE CONHECI MACHADO DE ASSIS, QUE JÁ HAVIA LIDO, MAS, PELA IMATURIDADE, NUNCA HAVIA ENTENDIDO. FOI SOMENTE QUANDO, PELA INSISTÊNCIA, QUE MEUS OLHOS FORAM SE ABRINDO E, ATÉ HOJE, AINDA GOSTO DE VOLTAR E ME SURPREENDER NOVAMEBTE. E, FINALMENTE, MAS NÃO UM AMOR MENOR, MONTEIRO LOBATO QUE AINDA ESTOU DESCOBRINDO.
3 - QUAL SUA HISTÓRIA PREFERIDA?
ESSA REALMENTE É UMA PERGUNTA DIFÍCIL, POIS TEM AS 2 HISTÓRIAS DO MEU PAI QUE SÃO MEU TESOURO, DEPOIS OS CONTOS DE FADAS TÃO DIFÍCEIS DE ESCOLHER UM SÓ, MAS, ENTRE TANTOS: OS SAPATINHOS VERMELHOS, MAS AINDA TEM A MOÇA SEM MÃOS E A MENINA DOS FÓSFOROS QUE ME EMCANTAM. DE MACHADO DE ASSIS, ENTRE TANTOS, EU AMO O CONTO: FILOSOFIA DE UM PAR DE BOTAS. DE MONTEIRO LOBATO, TAMBÉM ENTRE TANTAS, EU GOSTO DE NEGRINHA.
4 - VOCÊ GOSTA DE LECIONAR?
AMO ENSINAR. E GOSTO DE VER MEUS ALUNOS REALIZANDO SONHOS, SUBINDO! ONTEM MESMO (DIA 24/04) RECEBI A NOTÍCIA DE QUE MAIS UM ALUNO MEU, QUE FEZ O 7° E O 8°ANO COMIGO, ESTÁ TERMINANDO A FACULDADE. MAIS UM QUE VOLTA PRA CONTAR QUE A TÉCNICA DE LEITURA DEU CERTO, QUE APRENDEU BEM A LÍNGUA PORTUGUESA E QUE O MEU AMOR PELO PORTUGUÊS E POR LEITURA, CONTINUA DANDO FRUTOS.
PORÉM, AMO MAIS AINDA CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS (LECIONO PARA FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E E. MÉDIO)
QUANDO EU CONTO HISTÓRIAS E OLHO CADA ROSTINHO TODO ENCANTADO COM O QUE VÊ E OUVE QUE EU ME MOTIVO A MELHORAR CADA VEZ MAIS, A ESTUDAR CADA VEZ MAIS, BUSCAR NOVAS HISTÓRIAS E TAMBÉM ESCREVER AS MINHAS QUE JÁ ESTÃO VINDO ME “VISITAR”.
TEVE ATÉ UMA VEZ QUE FUI EM UMA ESCOLA E, COMO EU GOSTO DE CONTAR POR SALA, FIZEMOS UM LUGAR COM UMA ÁRVORE LINDA E FORAM TRAZENDO OS ALINOS. EM DETERMINADO MOMENTO ME AVISARAM QUE NA PRÓXIMA SALA HAVIA UM GAROTORO AUTISTA QUE NÃO PARAVA NO LUGAR E NEM DE FALAR E SE EU GOSTARIA QUE ELE FICASSE COM AS PROFESSORAS. EU DISSE QUE QUERIA QUE VIESSE PRA ELE EXPERIMENTAR ESSE "NOVO"!
QUAL NÃO FOI A SURPRESA DE TODOS QUANDO ELE ASSISTIU A TUDO O TEMPO TODO E AQUILO PRA MIM FOI O MAIOR PRÊMIO QUE ALGUÉM PODERIA ME CONCEDER. NO DECORRER DOS ANOS VAMOS ADQUIRINDO CADA VEZ MAIS EXPERIÊNCIA E ESSAS CENAS OCORREM CADA VEZ MAIS, MAS NUNCA DEIXAM DE ME SURPREENDER.!
5 - CONTE PARA NÓS SOBRE SEU CANAL TOCA DO CONTO?
ESSE É FRUTO DE MINHA PAIXÃO PELAS HISTÓRIAS QUE MEU PAI PLANTOU EM MEU CORAÇÃO. AINDA ME LEMBRO, QUANDO MUITO PEQUENA, TERMINÁVAMOS DE JANTAR E, PELA NOSSA CASA SER MUITO PEQUENA, ERA APENAS UMA COZINHA E BANHEIRO AOS FUNDOS DA SAPATARIA DO MEU PAI. O QUARTO FICAVA SOBRE A SAPATARIA COM UMA ESCADA DE MADEIRA LATERAL. ENTÃO, MEU PAI ME LEVAVA NO COLO, ME COLOCAVA SOBRE O BALCÃO DE SAPATOS (LOCAL SEMPRE MUITO LIMPO E CHEIROSO, PORQUE MEU PAI ERA MUITO ASSEADO) E ALI ELE BRINCAVA, ME FAZIA RIR, CANSAR E, ENFIM INVENTAVA UMA HISTÓRIA PRA MIM. ELE ERA O MELHOR PAI. FAZÍAMOS PASSEIOS PELA AVENIDA, UMA RUA ACIMA DA NOSSA, E, QUANDO VOLTÁVAMOS, PASSÁVAMOS PELA BANCA DE REVISTAS E LÁ EU ESCOLHIA UM GIBI E UM PRÍNCIPE VALENTE OU UM LIVRO DE CONTOS DE FADAS. FIZ UMA ENORME COLEÇÃO NESSA ÉPOCA QUE NAS MUDANCAS DE CASA FORAM FICANDO PARA TRÁS, QUE EU NUNCA PUDE LEVAR.
APRENDI A LER RÁPIDO E LI DURANTE TODA A MINHA VIDA E QUANDO CHEGUEI À FACULDADE TIVE QUE ESCREVER UM TEXTO ORIGINAL COMO TRABALHO. EU AMAVA LER, MAS ESCREVIA MUITO POUCO E, NOVAMENTE, POR IMATURIDADE NÃO GOSTAVA DE NADA DO QUE ESCREVIA. FOI QUANDO A MINHA MÃE ME DEU A IDEIA DE ESCREVER UMA DAS DUAS HISTÓRIAS QUE MEU PAI ME CONTAVA! GOSTEI! E, JUNTO COM ELA FOMOS RELEMBRANDO DOS DETALHES ATÉ QUE CONSEGUI FAZER O TEXTO DE UMA DELAS. AQUILO MEXEU MUITO COMIGO E JÁ, NO 3° ANO, EMPOLGADA COM A MINHA PROFESSORA DE LITERARTURA INFANTO-JUVENIL, COMECEI A CONTAR HISTÓRIAS. FOI O CHUTE INICIAL. DEPOIS DE FORMADA, ME ENCOMENDARAM UM TRABALHO PARA A CAMPANHA DE AMAMENTAÇÃO, CELEBRADA NA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO. FOI QUANDO CRIEI A TININHA, UMA NORDESTINA CRIADEIRA, QUE ENCANTOU MUITA GENTE DECLAMANDO UMA POESIA SOBRE O TEMA. FOI UM SUCESSO.
QUANDO VIM PRA SÃO PAULO, MEU MARIDO ME INCENTIVOU E COMECEI A FAZER PALESTRAS. FOI QUANDO COMECEI A RECEBER CONVITES PARA CONTAR HISTÓRIAS NAS ESCOLAS AQUI NA CIDADE DE SÃO PAULO. CHEGUEI A IR ATÉ CURITIBA E FOI MARAVILHOSO SEMPRE. ENTRETANTO A PANDEMIA CHEGOU E TUDO PAROU. FOI QUANDO NASCEU A TOCA DO CONTO E SEUS CONTADORES. QUANDO AS AULAS VOLTARAM HOUVE UMA PARADA NO CANAL E SÓ DE VEZ EM QUANDO CONSEGUI PUBLICAR UMA ENTREVISTA, UM CONTO AUTORAL...
AGORA, JÁ ESTAMOS COM UM PROJETO DE VOLTAR COM MUITAS NOVIDADES. E, CERTAMENTE VOCÊ SERÁ A PRIMEIRA A SABER.
6 - DEIXE UMA DICA DE HISTÓRIA PARA LER?
ANTES DE FALAR SOBRE HISTÓRIA QUERO FALAR SOBRE TÉCNICA DE LEITURA. HOJE É MUITO DIFÍCIĹ ENCONTRAR LEITORES VORAZES, COMO EM MEU TEMPO DE CRIANÇA, JUVENTUDE OU ADOLESCÊNCIA. ANTIGAMENTE AS PESSOAS CONTAVAM MAIS HISTÓRIAS E COM ISSO ERAM LEVADAS A LER, QUASE SEMPRE; MAS COM A INTERNET MUITA COISA MUDOU E, POSSO FALAR POR CONHECIMENTO ENTRE A MAIORIA DOS MEUS ALUNOS, QUE É DIFÍCIL ENCONTRAR LEITORES, GRAÇAS A DEUS, COM RARAS EXCEÇÕES! ENTÃO, COMO A LEITURA É UMA NECESSIDADE ALÉM DE DIVERTIDO, PRINCIPALMENTE NA ATUALIDADE ONDE ENCONTRAMOS ERROS DE GRAFIA POR TODO LADO, EU COSTUMO ENSINAR A TÉCNICA DA "CADEIRA DURA". QUANDO ME DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE LER, A MINHA PRIMEIRA PERGUNTA É: ONDE VOCÊ COSTUMA LER? QUASE SEMPRE AS RESPOSTAS SÃO: NO QUARTO, NA CAMA, NO TAPETE, NO SOFÁ, NA REDE... (RS)
ENTÃO EU ENCENO OS POUCOS MINUTOS DE "LEITURA" QUE ELES FAZEM E TODOS RIEM POR SER EXATAMENTE COMO DESCREVO, OU SEJA, COMEÇAM A LER E ADORMECEM. DEPOIS CHEGAM PRA MIM E DIZEM QUE NÃO GOSTAM! MAS COMO AMAR UM LIVRO OU MESMO UM TEXTO DESSA FORMA?
É QUANDO EU ENTRO COM A TÉCNICA DA "CADEIRA DURA" QUE CONSISTE EM UM AMBIENTE BEM ILUMINADO (SE FOR À NOITE É NECESSÁRIO UMA LUMINÁRIA SOBRE O LIVRO), UMA MESA SEM NADA ALÉM DO LIVRO (PRINCIPALMENTE SEM CELULAR), E SENTAR SOBRE UMA CADEIRA SEM ALMOFADA, POR ISSO O NOME "CADEIRA DURA". GERALMENTE EU ORIENTO COMEÇAR COM 15 MINUTOS DE LEITURA OU UMA PÁGINA POR DIA, CONFORME A VONTADE OU NECESSIDADE. E, COM O TEMPO IR AUMENTANDO O TEMPO.
POR QUÊ? PORQUE ÀS VEZES A PESSOA QUER APRENDER A LER, OU TEM QUE LER PRA FAZER UM TRABALHO OU ATÉ MESMO PARA AJUDAR ALGUÉM EM UM TRABALHO ETC.
AGORA A DICA... (RS). PARA COMEÇAR A LER NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE OS CONTOS DE FADAS. ALGUÉM PODERIA, NO EMTANTO, PERGUNTAR: - MAS CONTOS DE FADAS NÃO SÃO PRA CRIANÇA? E EU RESPONDO, É CLARO... QUE NÃO! EXISTEM AS HISTÓRIAS ADAPTADAS PARA OS MENORES (QUE É PRECISO ESCOLHER COM MUITO CRITÉRIO, POIS ESTÃO PUBLICANDO LIVROS, MUITAS VEZES, SEM REVISÃO, O QUE ACARRETA UMA SÉRIE DE ERROS DE LINGUAGEM E ISSO É MUITO SÉRIO)! EM MINHA FACULDADE JÁ SE FALAVA EM ACEITAÇÃO DE ERROS EM TEMPOS VERBAIS E, NAQUELA ÉPOCA EU NÃO PODIA DIZER NADA, MAS HOJE EU DISCRIMINO E FALO PORQUE É UMA NECESSIDADE. ENTÃO, EM CONCLUSÃO INDICO OS TEXTOS DOS GRIM, DE ANDERSEN, CHARLES PERRAULT ETC... MAS PRA COMEÇAR A GOSTAR, OS PREFERIDOS SÃO: O PATINHO FEIO, O FLAUTISTA DE HAMELIN, O BARBA AZUL, JOÃO E MARIA, ENTRE OUTROS.
PARA OUTROS QUE QUEREM APRENDER A AMAR OS TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS EU SUGIRO MISSA DO GALO, A CARTOMANTE, A CAUSA SECRETA, SÃO EXCELENTES TEXTOS!
7 - POR QUE É IMPORTANTE A LINGUA PORTUGUESA?
PORQUE A NOSSA LÍNGUA É A NOSSA IDENTISADE COMO POVO. ANTES DE APRENDER É PRECISO IDENTIFICAR O QUE ELA É, SE VOCÊ NÃO ENTENDER QUE NOSSO REGISTRO LINGUÍSTICO SEJA ATÉ PARECIDO COM OUTROS PAÍSES, MAS É ÚNICO! ELA É COMO A NOSSA DIGITAL, DIFERENTE, LINDA COMO UMA POESIA QUANDO BEM FALADA E ESCRITA E APAIXONANTE QUANDO BEM ESCRITA E CANTADA. QUANTAS HISTÓRIAS JÁ FORAM CONTADAS POR CAUSA DE UMA CARTA BEM ESCRITA, ATÉ CASAMENTOS FORAM FEITOS POR UMA SERENATA, UMA POESIA DECLAMADA QUE INCENDIOU CORAÇÕES OU UMA POESIA CANTADA, COMO A CANÇÃO DE JORGE FARIA, A DEUSA DA MINHA RUA, GRAVADA E REGRAVADA POR DÉCADAS! NOSSA LÍNGUA ALÉM DE BONITA, QUANDO BEM TRABALHADA, É POÉTICA, OU ENGRAÇADA SE FIZEREM BONS TROCADILHOS E PROPORCIONA EXCELENTES TRABALHOS PRA QUEM A AMA E RESPEITA. POR EXEMPLO, TEMOS AS POESIAS DE VINÍCIUS DE MORAIS, AS MÚSICAS DE TOQUINHO, ATE MESMO AS EMBOLADAS, COM SEUS VERSOS E MÉTRICAS EXATAS, QUE ENSINAM MUITO!
OUTRA COISA TÃO IMPORTANTE QUANTO NOSSA IDENTIDADE É DIZER QUE ESTUDAR NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA GRAMÁTICA E DA LEITURA, PRINCIPALMENTE DOS NOSSOS CLÁSSICOS, É DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA E EU, COMO PROFESSORA, NÃO POSSO JAMAIS DEIXAR DE DIZER ISSO. POR QUÊ? * É JUSTAMENTE ESSES "ELEMENTOS", DIGAMOS ASSIM, QUE NOS ENSINAM A ENTENDER, NÃO SOMENTE O QUE LEMOS, COMO TAMBÉM, QUANDO OUVIMOS* *EXISTEM MUITAS INTERFERÊNCIAS NOS DISCURSOS QUE APENAS UMA MENTE BEM ILUMINADA SOBRE A SUA PRÓPRIA LÍNGUA PODE IDENTIFICAR. É PRECISO CONHECER, NÃO APENAS PRA NÃO ERRAR, MAS PRINCIPALMENTE PARA NÃO PERDER AS EXCELENTES OPORTUNIDADES QUE A VIDA NOS TRAZ.
![]() |
Ilustração Criada pelo ChatGPT.com |
Leia uma matéria na integra sobre o dia de hoje, segue o link abaixo:
Segue o site da professora Cleusa.
Segue o link de um Conto da professora Cleusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!