sábado, 24 de maio de 2025

Entrevista com Sra Elaine Leoni - Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo. Parte II

 

Ilustração criada pelo ChatGPT.com


Oi Galerinha!!!!

Vamos continuar lendo essa maravilhosa matéria com Sra Elaine Leoni - Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.


Quais são os serviços do SEESP oferecido ao enfermeiro?

  Destacam-se entre as atribuições do sindicato as negociações anuais, que resultam na criação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e/ou Acordo Coletivo de Trabalho é um instrumento de negociação firmado entre o SEESP e uma empresa específica, estabelecendo condições de trabalho exclusivas para os profissionais daquela instituição.

 Essas garantem direitos adicionais além dos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Uma vez acordadas, os empregadores são legalmente obrigados a cumpri-las, abrangendo cláusulas referentes ao piso salarial, reajustes, assistência-creche, horas extras, adicional noturno, e outras disposições sociais.

 Associados do SEESP têm acesso a um serviço jurídico sem custos adicionais, oferecido por nossos advogados especializados. O suporte abrange questões como Direitos Trabalhistas, Assuntos Administrativos e Questões Éticas e Morais.

 Para atendimento previdenciário, incluindo Contagem e Revisão de Aposentadoria, contamos com advogados parceiros do SEESP, especialistas na área.

 Os associados têm acesso a vantagens exclusivas por meio de diversas parcerias, incluindo descontos escolas e/ou faculdades para cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, com bolsas de estudo que variam de 50% a 100%. Além disso, essa colaboração oferece benefícios em setores como hotelaria em todo o Brasil, varejo, estética, saúde e outros estabelecimentos diversos.

 E isso não é tudo! Possuímos parcerias que disponibilizam opções vantajosas de planos médicos, odontológicos e seguros que abrangem não apenas nossos sócios, mas também seus entes queridos como dependentes, garantindo tranquilidade e proteção para toda a família.


Porque da semana da enfermagem ?

A Semana da Enfermagem serve para celebrar, reconhecer e fortalecer a importância dos profissionais que cuidam da saúde da população, além de promover debates e ações em prol da valorização da enfermagem na sociedade.


 O que mudou na enfermagem de vinte anos atrás para hoje? Poderia pontuar alguns aspectos?


 Nos últimos vinte anos, a enfermagem evoluiu de uma profissão mais restrita, com menor autonomia e reconhecimento, para uma categoria um pouco mais valorizada, com maior formação, autonomia, tecnologia e participação ativa na gestão da saúde.

 Podemos pontuar alguns aspectos de diferença ocorridos ao longo dos anos:


1. Valorização Profissional

 Antes: A enfermagem tinha menor reconhecimento social e salarial.


 Hoje: Conquistas como o piso salarial, regulamento de categorias e maior reconhecimento social.


2. Formação e Educação

 Antes: A formação era predominantemente técnica e de nível médio.


 Hoje: A formação superior em enfermagem é obrigatória para atuar como enfermeiro, com avanços na educação continuada e especializações.


3. Legislação e Direitos

 Antes: Poucas leis específicas para a categoria, pouca regulamentação.

 Hoje: Legislação mais robusta, como o Código de Ética, o Piso Salarial (Lei 14.434/2022), e leis que garantem os direitos trabalhistas e de saúde do profissional, como por exemplo a Lei 14.602/23 – sala de descanso da Enfermagem.


4. Perfil e Competências

 Antes: Atividades mais restritas e com menor autonomia.


 Hoje: Enfermeiros assumem funções de liderança, gestão, ensino, pesquisa e tomada de decisão clínica, além do cuidado direto ao paciente.


5. Tecnologia e Práticas de Cuidados

 Antes: Uso de equipamentos mais simples, práticas tradicionais.


 Hoje: Incorporação de tecnologia avançada, registros eletrônicos, telemedicina, e práticas baseadas em evidências científicas.


6. Condições de Trabalho e Saúde do Profissional

 Antes: Jornadas mais longas, menos foco na saúde mental e segurança.


 Hoje: Maior atenção às condições de trabalho, programas de saúde do trabalhador, campanhas contra violência e adoecimento.


7. Participação Social e Movimentos

 Antes: Pouca articulação social.


 Hoje: Engajamento de sindicatos, conselhos profissionais, movimentos sociais e entidades de classe na defesa dos direitos e melhorias na enfermagem, incluindo a ocupação de mandatos parlamentares.


8. Reconhecimento Internacional

 Antes: Pouco reconhecimento fora do Brasil.

 Hoje: Reconhecimento da enfermagem brasileira em fóruns internacionais, participação em conferências globais, e intercâmbio de conhecimentos.


 Senhora poderia também falar da Revista Conexão SEESP?

A Revista Conexão SEESP é uma publicação oficial do SEESP (Sindicato dos Enfermeiros no Estado de São Paulo), que tem como objetivo informar, orientar e valorizar profissionais ligados à enfermagem, educação e áreas afins.

Ela traz notícias, artigos, entrevistas, reflexões e informações relevantes sobre o mercado de trabalho, direitos, avanços tecnológicos, inovação e temas sociais que impactam a vida dos profissionais e da sociedade.

A revista também busca promover debates sobre temas importantes, como sustentabilidade, ética profissional, gênero e diversidade, valorização do trabalho e o papel da enfermagem na construção de um futuro melhor.



Aguardem a parte III...

Visite o site do sindicato:

https://seesp.com.br/


Siga também no Instagram 

https://www.instagram.com/enfermeirossp/


Siga também no Facebook

https://www.facebook.com/seesponline


Professora Blogueira Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!

Mês Dourado.

  Ilustração criada pelo ChatGPT.com Olá galerinha. Este mês de agosto é mês Dourado...mês da amamentação.  Significado do mês: "O mês ...