![]() |
Ilustração criada pelo Gemini Google. |
Galerinha!!!!
Qual a diferença da atuação da enfermagem na rede pública e privada?
A atuação da enfermagem na rede pública e na rede privada apresenta algumas diferenças, embora os princípios fundamentais do cuidado sejam semelhantes. Aqui estão as principais diferenças:
**Diferença na atuação da enfermagem na rede pública e privada**
| **Recursos** |
Na rede pública geralmente o enfermeiro trabalha com recursos limitados, podendo enfrentar dificuldades de infraestrutura, equipamentos e materiais de consumo. Já no setor privado, dispõe de melhores recursos, equipamentos modernos e maior infraestrutura.
| **Volume de pacientes** |
Na rede pública lida com maior fluxo de pacientes, muitas vezes com alta demanda por serviços essenciais de saúde, atendendo populações vulneráveis. O setor privado tem menor volume de pacientes, com foco em pacientes que buscam serviços mais específicos ou de alta complexidade, muitas vezes com maior tempo por atendimento.
| **Tipo de atendimento** |
No setor público o profissional atua em unidades básicas de saúde, hospitais públicos, unidades de saúde da família, campanhas de vacinação, programas de atenção primária e saúde da família. No setor privado atua em hospitais privados, clínicas, consultórios, centros de diagnóstico, com foco mais em procedimentos especializados e atendimento ambulatorial ou hospitalar de alta tecnologia.
| **Condiciones de trabalho** |
No setor público normalmente enfrenta sobrecarga, jornadas longas, menor remuneração e recursos escassos. Geralmente, condições de trabalho mais confortáveis, maior remuneração, melhor infraestrutura e recursos disponíveis, isso em grandes hospitais. Mas atualmente encontramos instituições de médio e pequeno porte que tem fragilizado as condições de trabalho, sobrecarregando os profissionais, não cumprindo o dimensionamento de pessoal de enfermagem e pagando o piso salarial fracionado.
| **Tipo de vínculo** |
Na rede pública, o enfermeiro é concursado por regime estatutário, sendo servidor público ou concursado pelo regime CLT, sendo empregado público. No setor privado é contratado pelo regime CLT e faz jus aos direitos inseridos na Convenção Coletiva de trabalho. Apesar das diferenças, na essência, a enfermagem atua com o mesmo compromisso ético e técnico, seja na rede pública ou privada, sempre buscando oferecer cuidados de qualidade e humanizados.
Como o enfermeiro separa o emocional do profissional no dia a dia no atendimento ao público?
O enfermeiro trabalha continuamente para equilibrar empatia e objetividade, utilizando estratégias de autocuidado, suporte emocional e limites profissionais para garantir uma assistência humanizada, segura e sustentável. Separar o emocional do profissional no dia a dia de atendimento é um desafio fundamental para os enfermeiros, dada a natureza humanizada da enfermagem, porém difícil de colocar em prática, sendo necessário preparo e educação continuada.
Qual deve ser a postura de um enfermeiro em ocorrências no âmbito de trabalho ?
A postura do enfermeiro em ocorrências no âmbito de trabalho deve ser pautada por ética, responsabilidade, calma e pro atividade
Qual a função do Enfermeiro Chefe?
A função do Enfermeiro Chefe é de grande importância na gestão e coordenação das atividades de enfermagem em uma unidade de saúde ou instituição. O Enfermeiro Chefe atua como líder, gestor e supervisor da equipe de enfermagem, responsável por garantir a organização, a qualidade do cuidado, a segurança do paciente e o bom funcionamento da área de enfermagem.
Aqui estão as principais atribuições desse profissional:
1. Gestão da Equipe de Enfermagem:
- Coordenar e supervisionar a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, garantindo a organização do trabalho e a distribuição de tarefas.
2. Planejamento e Organização dos Cuidados:
- Elaborar, implementar e monitorar os planos de cuidados de enfermagem, assegurando a qualidade e a segurança no atendimento.
3. Supervisão e Controle de Protocolos e Normas:
- Garantir que as atividades estejam alinhadas às normas técnicas, éticas e às políticas institucionais, promovendo boas práticas de enfermagem.
4. Gestão Administrativa:
- Administrar recursos materiais, equipamentos, medicamentos e registros administrativos relacionados à enfermagem.
5. Treinamento e Capacitação:
- Promover treinamentos, orientações e atualização contínua da equipe de enfermagem.
6. Comunicação:
- Servir como ponte entre a equipe de enfermagem, outros setores da instituição e a direção, garantindo o fluxo de informações.
7. Garantia da Segurança e da Qualidade:
- Implementar ações para redução de riscos, controle de infecções e melhorias contínuas na assistência de enfermagem.
8. Responsabilidade Legal e Ética:
- Assegurar que as atividades estejam em conformidade com a legislação, o Código de Ética e os protocolos técnicos.
![]() |
Ilustração criada pelo Gemini Google. |
Deixe por gentileza uma mensagem de reflexão para as crianças e seus responsáveis para como deve ser nossa postura para com o enfermeiro.
Queridas crianças e responsáveis,
Os enfermeiros são profissionais que cuidam de nós com dedicação, carinho e responsabilidade, em todas as fases da vida. Eles estão sempre prontos para ajudar, proteger nossa saúde e nos fazer sentir seguros.
Por isso, é importante que tenhamos uma postura de respeito, paciência e gratidão para com eles. Quando precisamos de ajuda, devemos falar com educação e ouvir suas orientações.
Lembrem-se: o enfermeiro é um amigo que trabalha para cuidar do nosso bem-estar. Vamos valorizar e reconhecer o trabalho deles, pois assim fortalecemos a esperança, a solidariedade e o amor ao próximo.
Muitíssimo obrigada Sra. Elaine Leoni.
Foi uma honra contar com sua colaboração para o Blog.
Visite o site do sindicato:
Siga também no Instagram.
https://www.instagram.com/enfermeirossp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!