![]() |
Ilustração criada pelo ChatGPT.com |
Sra. Presidente Elaine Aparecida Leoni do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, muitíssimo obrigada por participar desta entrevista para o Blog Diário da Professora Vanessa.
Estaremos realizando esta entrevista em postagens de três partes, até para você, galerinha ler com muito carinho!!!
Primeiramente gostaríamos de saber da senhora sua formação acadêmica e quanto tempo na presidência do SEESP?
Sra Presidente Elaine Aparecida Leoni do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, muitíssimo obrigada por participar desta entrevista para o Blog Diário da Professora Vanessa.
Iniciei na enfermagem como atendente em 1984, pela Escola do Hospital das Clínicas – USP. Posteriormente cursei a graduação em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos, no ano de 1995. Mestre em Saúde Pública pela Universidade San Lorenzo – Paraguai. Atualmente cursando Medicina Veterinária, Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
Qual o maior propósito do SEESP? Como ele foi fundado?
Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), é a única entidade legalmente reconhecida para representar e defender os interesses econômicos e sociais dos Enfermeiros, que atualmente conta com cerca de 182 mil profissionais no estado de São Paulo.
Inicialmente foi fundada a Associação Profissional de Enfermeiros do Estado de São Paulo (APEESP) que foi fundada em 29 de agosto de 1979 pela Enfermeiras Abenistas que entendiam ser necessário uma entidade que buscasse proteger a categoria e conquistar direitos trabalhistas procurando melhorias das condições de trabalho e de vida dos profissionais.
No entanto, à medida que se tornava clara a necessidade de uma organização política mais robusta para avançar na defesa dos direitos essenciais à subsistência dos profissionais, em 26 de novembro de 1985, o então Ministro do Trabalho, Almir Pazzinoto, concedeu a Carta Sindical à APEESP, marcando a transformação da denominação da entidade no que hoje conhecemos como o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), se tornando legítimo representante dos Enfermeiros, podendo a partir dai suscitar dissídios coletivos e negociações coletivas com os Sindicatos Patronais e gestores públicos.
Desejamos saber qual é o juramento do Enfermeiro?
![]() |
Ilustração criada pelo ChatGPT.com |
O juramento do Enfermeiro, conhecido como Juramento de Ética e Compromisso Profissional, é uma declaração de compromisso com os princípios éticos, a dignidade e a responsabilidade na prática da enfermagem.
O Juramento de Enfermagem oficial, adotado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi atualizado e consta na Resolução COFEN nº 564/2018, e é feito na cerimônia de formatura. Este juramento reforça o compromisso ético, técnico e humanitário do profissional de enfermagem.
Juramento de Enfermagem
"Ao comemorar minha formatura, prometo dedicar-me com zelo, honra e ética à formação do meu caráter profissional, com responsabilidade e dignidade na prestação de cuidados de enfermagem.
Prometo respeitar a vida, a saúde, a dignidade, os direitos humanos e as diferenças culturais de cada pessoa sob meus cuidados.
Comprometo-me a atuar com honestidade, prudência e humanismo, buscando sempre o aprimoramento técnico e científico.
Assumo o compromisso de defender a vida, promover a saúde, prevenir doenças, tratar e reabilitar, sempre com respeito e empatia.
Prometo manter-me fiel aos princípios éticos e às normas do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o desenvolvimento da enfermagem e da sociedade.”
Qual a diferença de auxiliar de enfermagem e enfermeiro?
A principal diferença entre auxiliar de enfermagem e enfermeiro está na formação, nas atribuições e na autonomia profissional.
1. Formação:
Enfermeiro: Possui graduação em Enfermagem, que dura cerca de 4 anos, com formação técnica e teórica ampla, incluindo disciplinas de gestão, supervisão, pesquisa e cuidados avançados.
Auxiliar de Enfermagem: Tem formação técnica de nível médio, com duração menor (geralmente cerca de 1 a 2 anos), focada em cuidados básicos e apoio às atividades do enfermeiro.
2. Atribuições e responsabilidades:
Enfermeiro: Atua na elaboração de planos de cuidados, supervisão de equipes, administração de medicamentos, realização de procedimentos complexos, avaliação de pacientes, coordenação de equipes, entre outras funções de maior complexidade e autonomia.
Auxiliar de Enfermagem: Executa atividades de apoio, como evitar sinais problemáticos, ajudar na higiene e alimentação do paciente, administrar medicamentos de rotina sob supervisão, auxiliar em procedimentos simples, sempre sob supervisão do enfermeiro.
3. Autonomia:
Enfermeiro: Tem maior autonomia para tomar decisões clínicas, planejar e coordenar os cuidados de enfermagem.
Auxiliar de Enfermagem: Atua sob supervisão direta ou indireta do enfermeiro, realizando atividades de apoio.
4. Poder de decisão:
Enfermeiro: Pode exercer funções de liderança, coordenação e decisão clínica.
Auxiliar de Enfermagem: Executa tarefas de suporte, sem autonomia para decisões clínicas independentes.
Quanto a representação sindical os Enfermeiros possuem organização própria, como categoria diferenciada e se organização nos Sindicatos de Enfermeiros nos diversos estados. Já o Auxiliar de Enfermagem e o Técnico são representados por Sindicatos Gerais e alguns poucos Sindicatos de Técnicos e Auxiliares existentes no Brasil.
![]() |
Ilustração Criada pelo ChatGPT.com |
Galerinha!!!
Aguardem a segunda e terceira parte!!!
Visite o site do sindicato.
Siga o sindicato também no Instagram.
https://www.instagram.com/enfermeirossp/
Siga também no facebook.
https://www.facebook.com/seesponline
Professora Blogueira Vanessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!