Oi, Galerinha.
Tudo bem com vocês?
Vamos falar do poder das palavras?
Você sabia que as palavras podem elevar ou destruir? Sim, as palavras podem expressar sentimentos calorosos ou destruir seu jeito de pensar e agir.
Existem palavras depreciativas e também palavras que confortam.
Também haverá momentos em que você deverá medir suas palavras para não magoar outro ser humano, e deverá ser crítico diante das palavras que o colocam para baixo. Não aceite ser humilhado.
As palavras podem inspirar, motivar, confortar e fortalecer alguém, mas também podem destruir ao mesmo tempo, com o poder de ferir, humilhar, desanimar e até causar traumas profundos. Por isso, é importante compreender as palavras recebidas.
Nas relações humanas, há um lembrete de que a comunicação não é neutra: ela tem o poder de construir pontes ou levantar muros.
Por isso, pensar antes de falar é um ato de responsabilidade e empatia.
Sabe aquela palavra ofensiva que talvez você já tenha ouvido de alguém? Ela pode ferir e magoar. Por isso, é importante salientar que nem sempre somos obrigados a ouvir e ficarmos calados. Temos que engrandecer o “pare” e o “chega”, pois quem cala consente.
As pessoas às vezes têm o costume de colocar você para baixo com palavras que machucam o ego e também ferem. Por isso, munir-se de bons conceitos como “não me permito a isso” é conduzir sua vida para a autonomia, até mesmo em relação ao que se recebe do outro. Nem todos estarão munidos de boas palavras; alguns tentarão deixá-lo em uma condição desprezível. Dessa forma, seja mais que um simples ouvinte: seja um ser reflexivo e empoderado(a).
Mas também nos esbarramos com pessoas boas, de boa índole, que irão confortar você com palavras positivas, fornecendo crescimento pessoal, uma troca saudável, aquela que valoriza quem você é, não é grosseira e trata você com o carinho que merece.
Viveremos os dois lados da moeda muitas vezes. Por isso, foque no que é certo: no lado da moeda que traz crescimento, evolução, transformação e mudança.
As palavras são como melodias elas entoam calor humano e pode emanar poluição de sentimentos. Desprenda de melodias odiosas e engrandeça melodias de sinfonia.
Seja gentil, seja generoso(a), seja você! Mas, não aceite depreciação!
Professora Blogueira Vanessa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!