terça-feira, 20 de janeiro de 2026

"Toca do Conto - Contadores História." - Professora Cleusa.

Professora Cleusa.
Idealizadora do projeto Toca do  Conto - Contadores de História.
No youtube é possível assistir seus contos.
Professora Cleusa - Concedeu sua foto.

 
Olá, Galerinha!

Temos a honra de receber no nosso Blog Diário da Professora Vanessa, a professora Cleusa idealizadora do projeto Toca do Conto - Contadores de História. O projeto é divulgado na plataforma do Youtube ( https://www.youtube.com/@tocadocontocontadoresdehis6261 ).


Conte para a galerinha sua formação acadêmica? Em que área você atua?

Sou formada em Letras e, durante a faculdade, fiz vários cursos de teatro, tais como: Oficina de Dramaturgia, Construção e Adaptação de Textos; Indumentária e Acessórios; Expressão Corporal; Direção Teatral; Música e Teatro. Todos realizados pela Faculdade de Artes do Paraná.


Como foi idealizado esse projeto Toca do Conto - Contadores de História ?

Com apenas 3 anos, meu pai — que era do teatro — me levava para nossa lojinha, me colocava sobre o balcão e me contava histórias que ele mesmo inventava, já que era quase analfabeto.

No segundo ano da faculdade, precisei escrever um texto inédito como trabalho de Linguística e fiquei apavorada — tinha medo de escrever. Em casa, minha mãe me sugeriu apresentar uma das histórias do meu pai, que ela me ajudou a lembrar nos detalhes. Fizemos o trabalho a quatro mãos e tirei uma nota excelente.

No 3º ano, comecei a contar histórias na escola onde minha professora de "Literatura Infantojuvenil" dava aula para uma classe de alunos especiais, como era chamada na época. Comecei e gostei!

Depois, construí uma personagem nordestina que declamava uma poesia enorme para a Semana do Aleitamento Materno, além de outros personagens.

Quando cheguei em São Paulo, meu marido abriu as portas para que eu começasse a fazer oficinas e palestras, além de contar histórias para professores e estudantes de Pedagogia.

Um dia, conversando com um grande amigo dos meus filhos, Cleverson Ribeiro, contei essa trajetória e ele me incentivou a criar um canal. Foi então que surgiu @Toca do Conto e Seus Contadores, no YouTube. (https://www.youtube.com/@tocadocontocontadoresdehis6261), @tocadocontooficial no Instagram (https://www.instagram.com/tocadocontooficial/), e Toca do Conto no Facebook (https://www.facebook.com/tocadoconto/). 

Como fiquei muito doente, tive que parar com todos eles, mas agora vamos voltar com muitas ideias novas, sempre lembrando que tudo isso começou com meu pai, que construía memórias afetivas numa idade em que muita gente não acredita!

É preciso dizer que ele me contou histórias por muitos anos, além de comprar gibis e livros. Minha mãe também contava e lia para mim.


Como são criadas as histórias da Toca do Conto - Contadores de História?

Eu leio bastante contos de fadas, sempre li e gosto muito! Encontro diversos links com histórias da Bíblia e comecei a escrever, mas ainda não apresentei nenhuma delas.

As histórias que estão em meu canal são histórias infantis pedagógicas e outras histórias da minha infância, falando das aventuras, dos aprendizados, do meu avô, do meu pai, da minha tia, dos meus primos etc.


Você mantém algum estúdio em sua residência para elaboração dos contos? 

Eu escrevo onde vêm a inspiração e as lembranças. O estúdio que eu criei serve apenas para guardar as roupas de contação e para gravar vídeos e áudios para as montagens. Este ano, estamos renovando, mudando o cenário, e vêm novidades boas por aí.


Como são feito os preparativos para cada história?

Primeiro, muita pesquisa. Faço questão de estudar toda a história para não cometer o erro de, por desatenção, passar alguma coisa nociva para os pais e estes, por sua vez, transmitirem às crianças.

É preciso destacar que não conto histórias para crianças exatamente; eu ensino pessoas interessadas em aprender a contar histórias para crianças.


Você já deu uma entrevista para uma rádio como foi ? 

Eu morei muitos anos em Paranavaí-PR e lá fiz muitas amizades, inclusive na Rádio Cultura, onde trabalhei em meu primeiro emprego. O Luís Carlos Moreira, que me entrevistou, costumava frequentar a rádio ainda adolescente, pois já era apaixonado por locução, e foi ali que nos conhecemos.

Anos depois, ele me procurou, lembrando de coisas que eu já havia esquecido (ele tem uma memória prodigiosa) e, numa das visitas que fiz à cidade, me convidou para uma entrevista. Foi realmente maravilhoso ter minhas memórias avivadas, além de outras lembranças que só ele conserva!

Ele é, de fato, um amigo maravilhoso que me dá todo apoio. Inclusive, já criei um texto para um dos programas dele, que muitas pessoas gostaram muito.



Seus diversos personagens e dedicação pela educação e
ao projeto Toca do Conto - Contadores de História.
  



Qual o conto você tem como preferido?

Essa pergunta é realmente muito difícil de responder, porque são muitos! Mas posso dizer que o Barba Azul, inserido no rol dos contos de fadas, é um dos que me encanta por ser uma história que fascina e ensina muito.

Inclusive, apresentei este conto na EMEF Prof. Rivadávia Marques Júnior, para várias salas, a convite do meu amigo, professor Rodrigo. Foram dois dias de muito aprendizado e encantamento.

Os alunos participaram no final e a interação foi muito proveitosa. Alguns professores da escola também assistiram e, segundo informações, querem que eu volte.


Uma dica de conto da Toca do Conto - Contadores de História você indicaria para a galerinha?

Tenho uma lista bem grande que ainda não gravei, mas que já estão no projeto. Dos que já estão disponíveis, tenho algumas histórias infantis curtas, como: Confusão no Jardim, É um Livro, Milho em Dia de Brisa, entre outras.

No Instagram, tenho uma poesia infantil autoral: Meu Sapatinho.


Deixe uma mensagem para a Galerinha!

Quando criei a Toca do Conto, o que eu mais ambicionava — e ainda desejo — é contagiar papais, mamães, tios, tias, vovôs e professores a contar histórias para as crianças desde o ventre!

Infelizmente, ainda existe desconhecimento sobre o quanto um bebê no ventre pode ouvir e até interagir com a mamãe, dependendo do tempo de contação. Eu contei tantas histórias para os meus filhos que eles nasceram reconhecendo a minha voz.

Tenho até um texto para relatar um episódio bem específico sobre isso. Quando a criança cresce ouvindo histórias, ela se interessa pelos estudos, adquire um vocabulário excelente desde cedo, desenvolve curiosidade por pesquisas, entre muitos outros detalhes importantíssimos na criação de filhos, sobrinhos e netinhos


A arte da leitura, escrita e contos estão
contidos dentro da Professora Cleusa.


Querida Professora Cleusa,

Em nome do Blog Diário da Professora Vanessa, gostaria de expressar minha sincera gratidão pela sua participação na entrevista sobre o projeto Toca do Conto – Contadores de História. Foi uma honra poder conhecer mais sobre sua trajetória, sua dedicação e o impacto tão positivo que o projeto tem na valorização da arte de contar histórias.

Suas palavras trouxeram inspiração e encantamento para nossa galerinha, mostrando como a contação de histórias pode transformar vidas, despertar imaginação e fortalecer vínculos.

Agradeço imensamente pela disponibilidade, carinho e generosidade em compartilhar sua experiência conosco. Que o Toca do Conto continue crescendo e levando magia e conhecimento a muitas pessoas.

Com apreço,

Professora Blogueira Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário. No Diário da Professora Vanessa você pode deixar sua dica, sugestão, comentário e muito maissss!!

Postagem em Destaque.

"Toca do Conto - Contadores História." - Professora Cleusa.

Professora Cleusa. Idealizadora do projeto Toca do  Conto - Contadores de História. No youtube é possível assistir seus contos. Professora C...

Postagens mais visualizadas nos últimos 30 dias.