![]() |
Ilustração criada pelo ChatGPT.com |
Quantos animais, em média, são adotados por mês?
Entre 200 e 400
Quais são os principais critérios para que alguém possa adotar um animal com vocês?
Como somos uma plataforma de adoção de animais utilizada por vários protetores e ONGs, nós respeitamos os critérios de cada um deles para escolher um adotante. Em geral, os requisitos são: que todos os moradores da casa estejam de acordo com a adoção; não ter histórico de maus tratos ou negligência com animais; ter condições financeiras de arcar com a saúde e cuidados básicos do animal; ter uma rotina que seja capaz de suprir as demandas emocionais do animal; assinar um termo de responsabilidade colocando-se como tutor responsável pelo animal.
Há acompanhamento pós-adoção? Como ele funciona?
Também fica a critério de cada protetor ou ONG. No geral, os protetores fazem um acompanhamento por whatsapp, pedindo notícias e fotos periódicas do bichinho. Em alguns casos, o protetor visita o novo lar e, em casos extremos, a adoção pode ser rescindida.
Qual é o perfil mais comum das pessoas que adotam?
Não tenho dados estatísticos sobre isso, mas eu diria que são adultos com filhos. E, na grande maioria, quem faz esse contato são mulheres.
Quais são os principais critérios usados pela 'Amigo Não se Compra' para selecionar os adotantes?
Qualquer pessoa pode navegar pelo nosso site e, caso se interesse por um animalzinho, poderá fazer contato com o protetor responsável pela divulgação. A partir daí, os critérios de adoção são os que mencionei na pergunta 2.
Como vocês avaliam o perfil dos animais para garantir o melhor encaixe com os futuros tutores?
Em nossa plataforma o protetor dá informações sobre o temperamento do animal: se é mais calmo, brincalhão, agressivo, carente, independente etc. Com isso, o próprio adotante, junto com o protetor, pode avaliar se essa adoção será adequada.
Como é feita a campanha de castração dos animais?
Não temos uma campanha específica, mas divulgamos em nosso blog e redes sociais sobre a importância da castração Em nossa plataforma, também recomendamos aos protetores que doem os animais já castrados ou que peçam que o adotante assine um termo se comprometendo com a castração.
Quais são os maiores desafios enfrentados pela instituição no incentivo à adoção de animais?
Pessoas que querem “comprar de graça”, ou seja: que buscam animais de raça, com várias exigências, sem entender que a adoção é muito mais sobre mudar a vida de um animalzinho de rua (em que o adotante se torna um herói na história do animalzinho) do que satisfazer as vontades de uma pessoa (em que o animal se tornaria simplesmente um objeto de desejo).
Que mudanças vocês já conseguiram observar na vida dos animais adotados por meio da plataforma?
Já recebemos depoimentos maravilhosos, inclusive alguns deles estão em nosso site e redes sociais. Muitos relatam que o animal antes triste e apático agora brinca e enche a casa de alegria.
Como a 'Amigo Não se Compra' promove a conscientização sobre a posse responsável e o combate ao abandono?
Nós preferimos usar o termo “adoção responsável”, evitando termos como “posse” ou “dono” pois estes dão a entender que a pessoa pode tratar o animal como um bem que possui. Mas criamos um blog com muitos artigos sobre comportamento e cuidados com os pets, melhorando assim a relação entre animais e humanos.
Há ações ou campanhas de educação que envolvam escolas ou comunidades?
Não, mas é ótimo encontrar lugares como seu blog que nos ajudam a espalhar essa mensagem de amor aos animais!
![]() |
Ilustração criada pelo Gemini Google. |
Obrigada por esse espaço!! que matéria linda!!
ResponderExcluirMuito obrigada...gratidão.
ExcluirQue trabalho incrível que o Amigo Não se Compra faz!! Obrigada por divulgar esse projeto lindo, também acredito que todo animal merece um lar e merece ser feliz!! 🧡
ResponderExcluirLindo mesmo né! Gratidão.
Excluir